terça-feira, 31 de maio de 2016

Jantar no Hotel Central teve Convidado de Honra

                 JANTAR NO HOTEL CENTRAL COM CONVIVADO DE HONRA

Um jantar acompanhado por vários membros da alta sociedade de Lisboa foi realizado, ontem, na sala de jantar do grande Hotel Central. Neste jantar, estiveram presentes Carlos da Maia, João da Ega, Jacob Cohen, Tomás de Alencar, Dâmaso Salcede e Craft.
O jantar foi dado em homenagem e para dar as boas-vindas ao banqueiro Jacob Cohen. Como entrada, foram servidas ostras, acompanhadas de um bom vinho francês.
Durante a refeição, surgiram vários temas de conversa, tendo-se falado, no início, sobre o “crime na Mouraria”. Em seguida os convivas discutiram literatura, tendo havido uma medição de forças entre Ega e Alencar, em que um dos cavalheiros defendia o realismo e o outro o romantismo.
Os amigos dividiam-se nas suas opiniões. Carlos opunha-se ao realismo. Depois de muita discussão sobre o assunto, Ega decidiu mudar o tema da conversa e fez uma pergunta a Cohen sobre a situação económica do país: “Então, Cohen, diga-nos você, conte-nos cá… O empréstimo faz-se ou não se faz? “ O grande tema de conversa deste jantar foi, realmente, sobre as finanças de Portugal. Cohen, que era o mais entendido neste assunto, informou que o país vivia do empréstimo e dos impostos. Carlos entendeu que desse modo se caminhava para a bancarrota e Cohen, tranquilamente, concordou. A propósito deste tema de conversa, também não houve concordância entre os presentes, sobretudo entre Ega e Alencar. Ega, mostrando o seu sarcasmo, chegou a falar na invasão espanhola, mas Alencar protestou, mostrando-se um verdadeiro patriota e um português à antiga e dizendo que, nesse caso, ainda se dispunha a lutar pelo país.  
Em suma, foi um jantar no qual se saboreou a boa cozinha portuguesa e no qual não faltaram animadas conversas.
No final, surgiu uma discussão entre Ega e Alencar, que teria resultado em pancadaria, se os amigos os não tivesses separado. Contudo, a discussão acabou com os dois a apertarem as mãos. Os nossos parabéns ao homenageado deste convívio entre a nossa elite portuguesa.

Carlos Miguel, 11º E1




Sem comentários:

Enviar um comentário