segunda-feira, 23 de maio de 2016

A Cidade do Cacém


                                                  CARTA DE RECOMENDAÇÃO


Exmo. Sr.


Tenho o privilégio de morar na linda e charmosa cidade do Cacém e é com imenso orgulho que o aconselho a fazer uma visita a este local, pois vai descobrir inúmeras mudanças e uma nova cidade repleta de um enorme leque de atrações.  
A vila foi elevada a cidade. Atualmente, a cidade é constituída por duas freguesias: Agualva e Mira Sintra e Cacém e São Marcos. Esta cidade reflete um dos mais progressivos centros urbanos da área metropolitana de Lisboa, sendo um dos maiores centros populacionais do país. A cidade passou por vários projetos de beneficiação por parte da Câmara Municipal de Sintra e principalmente por parte do Programa Polis (Projeto para a requalificação das cidades europeias), com o objetivo da valorização do património histórico ou natural e a reintegração na cidade. A sua concretização veio mudar radicalmente a estrutura central de Agualva-Cacém e melhorar substancialmente o estatuto de cidade que passou, assim, a dispor de um parque urbano (Parque linear da Ribeira das Jardas).
O Cacém dispõe de boas acessibilidades, através de uma linha de caminho-de-ferro suburbana e de dois acessos rodoviários denominados IC19 e A16. Assim, a cidade está perto da famosa vila histórica de Sintra e também da costa marítima (Oeiras).
No Cacém, vai encontrar diversas iniciativas, quer culturais (espetáculos, feiras, exposições), desportivas, educativas e espaços de lazer (5 jardins e parques infantis). Existem, também, várias instituições com boas infraestruturas: Bombeiros, P.S.P, Centro de Saúde, Centro Lúdico, Loja do Cidadão e algumas Associações.
Atualmente, a cidade tem um respeitável polo industrial e comercial, para além de ser dotada de variadíssimos equipamentos e serviços. 
Pelo exposto, espero ter despertado a sua curiosidade para visitar a minha cidade, degustar as famosas “Agualvas” (doce regional) e, quem sabe, fazer parte dos moradores.


Atenciosamente,

Um habitante da cidade do Cacém

Diogo Amaral, 11º C1

Sem comentários:

Enviar um comentário