quarta-feira, 19 de abril de 2017

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada



 Carta de Recomendação sobre o guião da peça Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, desenvolvida por J. K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne.

  A criança amaldiçoada, uma história canónica que se passa dentro do mesmo universo das outras sete obras de Harry Potter (incluindo Os Contos de Beedle o Bardo, Monstros Fantásticos e onde encontrá-los, entre outros também escritos por J. K. Rowling), é o roteiro de ensaio da peça (edição especial e única) de teatro com o mesmo nome.
   Lançada, oficialmente, a 31 de julho de 2016, na Inglaterra e Estados Unidos, e, em 24 de setembro do mesmo ano, pela Editorial Presença, na versão portuguesa, e traduzido por Marta Fernando e Helena Sobral, a história promete mostrar o que aconteceu a Harry e aos seus amigos Rony e Hermione, 19 anos depois dos eventos de Harry Potter e as Relíquias da Morte (último livro da saga inicialmente composta pelos sete livros). No entanto, como a história se passa num período maior do que um ano, esta indicação de “19 anos” aumenta ao longo dos Atos.
  A peça está dividida em duas partes, tendo dois atos na primeira e quatro na segunda, distribuídos por  352 páginas.
  A história tem como protagonista Albus Severus Potter, segundo dos três filhos de Harry e Gina Potter (sendo James o primeiro filho e LiLy-Luna Potter a terceira filha).
  Albus carrega nas costas, e no nome, o legado que ele nunca quis suportar: o de ser filho de um dos bruxos mais famosos e poderosos da atualidade. Depois da batalha de Hogwarts (em Relíquias da Morte), a fama dos Potter (incluindo Harry, porque este assume, agora, um alto cargo no Ministério da Magia) só veio a aumentar.
  Por causa de Albus não se encaixar na sua família, ele e o seu pai não possuem um bom relacionamento. As incertezas de Albus começam a chamar a atenção em Hogwarts logo no seu primeiro dia, quando o Chapéu Seletor o nomeia para membro dos Slytherins, o que o deixa bastante incomodado, já que os seus irmãos, pais, primos e tios foram e são membros dos Grynffindors. Além disso, Albus torna-se, inevitavelmente, amigo de Scorpius, filho de Draco Malfoy, mas com a fama de ser filho de Voldemort. Embora seja um Malfoy, Scorpius é extrovertido e corajoso, ao contrária de seu pai, o que o torna bastante interessante e inesperado, dando relevo ao enredo.
  Sendo vítimas de chacota por parte dos restantes bruxos adolescentes, Albus e Scorpius acabam por mergulhar, literalmente, numa inesperada aventura e corrigir os erros do mal, onde o passado e o futuro se misturam para ditar o futuro e onde as trevas ameaçam voltar e assombrar o mundo. Mas, desta vez, o mal pode ressurgir nos mais inesperados lugares, pondo à prova os mais importantes laços de amizade, família e amor.
  Será Albus capaz de enfrentar aquele que é o seu maior desafio? Será ele capaz de carregar o legado dos Potter?

 Tal como os outros livros de J. K. Rowling, esta é uma ótima narrativa, essencial para qualquer adolescente e fã do universo Potter, pois retrata os mais inesperados conflitos e crises existenciais da adolescência, capazes de pôr à prova todo o equilíbrio familiar.  
Tendo como foco a família, trata-se, portanto, de obra familiar.

Filipe Abreu, 11º A1



Sem comentários:

Enviar um comentário