terça-feira, 18 de abril de 2017

Par Baltasar e Blimunda

O livro Memorial do Convento, escrito por José Saramago, dá ênfase à relação amorosa das personagens Baltasar Sete-Sóis e Blimunda Sete-Luas.
Esta relação começa de uma forma totalmente diferente das outras, já que as duas personagens se conhecem num auto de fé, onde a mãe da Blimunda, Sebastiana de Jesus, foi condenada à pena de ser degredada para Angola. No decorrer da história, é narrada a relação destes dois protagonistas como um casal. Eles enfrentam todas as adversidades e os imprevistos com força, determinação, mas,  sobretudo, com amor e respeito. Em determinada parte da história, os dois tornam-se cúmplices do Padre       Bartolomeu Lourenço de Gusmão na construção da máquina voadora, “A Passarola”. Estes dois trabalham arduamente e ocupam-se de tarefas diferentes: Baltasar na edificação, em si, do aparato da máquina e Blimunda na recolha de vontades, uma vez que a jovem possuía poderes sobrenaturais. O mesmo artefacto, no final da obra, é aquele que separa os dois amantes de forma definitiva. 
            Baltasar e Blimunda representam, sem dúvida alguma, o tipo de amor e o tipo de relação conhecida como ideal. Os dois amam-se completamente e loucamente, ao ponto de Blimunda procurar Baltasar por um período de nove anos, depois de, em certo dia, simplesmente ele ter desaparecido. 
           O narrador mostra, ao leitor, a sua convicção sobre o verdadeiro amor, no momento em que Blimunda apanha a vontade do Baltasar, quando ele está a morrer num auto de fé. Esta vontade teria que ficar na terra, pois pertencia a Blimunda. Assim se mostra a sublimidade no amor representado por este casal.




Lorena Sanchez, 12º C1



Sem comentários:

Enviar um comentário