terça-feira, 18 de abril de 2017

A Construção do Convento de Mafra

Minha querida mãe

Peço-te desculpa pela minha falta de notícias, mas ultimamente não tenho tido tempo de te escrever diariamente, faltando, assim, ao que te tenho prometido. O que se passa é que nós, os habitantes da bela vila de Mafra, temos estado muito ocupados com a construção do novo convento.
Esta nova edificação foi ordenada pelo nosso rei, Dom João V, para homenagear o nascimento da sua primogénita, a princesa Dona Maria Bárbara. Segundo o que me contou a vizinha, o levantamento desta obra deve-se a uma promessa que, supostamente, o rei fez a um tal frade da ordem franciscana de que, se a rainha engravidasse no decurso de dois anos, mandaria levantar em Mafra um convento de franciscanos.
A nossa população tem sofrido uma enorme quantidade de abusos e de violações, na medida em que todos os homens têm sido obrigados a trabalhar excessivamente, só para cumprir com a magnitude de caprichos do nosso soberano. Também devo contar-te que temos estado à beira da miséria, uma vez que o meu marido, naquele trabalho pesado e imposto, não ganha o suficiente para manter a nossa família, por isso já amanhã começo a trabalhar no castelo como cozinheira.
       Espero em Deus que a igreja deste convento seja suficientemente grande para nós todos, os cidadãos de Mafra, podermos assistir à missa dos domingos, já que, presentemente, muitos não conseguem testemunhar as poderosas e impressionantes palavras do nosso Padre.
       Considero ter dito absolutamente tudo o que está a acontecer por cá. Espero a tua resposta.

Tua querida filha,


Maria Benedita.





Lorena Sanchez, 12º C1

Sem comentários:

Enviar um comentário