terça-feira, 18 de abril de 2017

O Voo da Passarola VS F 16


Passarola  vs F 16                                                                   


O voo, no romance Memorial do Convento, é explicado por padre Bartolomeu da seguinte

maneira: O Sol atrai o âmbar, que atrai o éter, que, por sua vez, atrai os ímanes que atraem o ferro que compõe a passarola.

O problema residia no facto de o éter ser uma substância rara que “segura as estrelas”, portanto o padre Bartolomeu Lourenço precisou de ir estudar, tendo-se deslocado à Holanda para tentar fabricá-lo. 

Quando o padre regressou dos estudos, percebeu que não era possível fabricar o éter e explicou a Blimunda e a Baltasar o que era essa substância mística, consistindo nas vontades dos homens. Decorrido algum tempo, Blimunda, usando o seu dom de ver o interior das pessoas,  conseguiu recolher suficientes vontades para que pudessem fazer a passarola a voar.





Como se explica,atualmente, o voo dos aviões?







A importância das asas


A explicação para o voo dos aviões começa pelo contributo das asas.
Os aviões voam, pois as suas asas, embora pareçam planas, têm um perfil curvo  que faz com que o ar, na parte de cima da asa, se desloque mais rapidamente do que na parte de baixo da mesma, criando uma maior pressão na parte de baixo relativamente à parte de cima. Essa pressão “sustenta” o avião no ar e, quando deixa de existir, ou seja, quando o avião abranda o suficiente ,este “estagna”, deixando de se conseguir manter no ar, e cai, como se de uma pedra se tratasse.

André Simões, 12º C4

Sem comentários:

Enviar um comentário