quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Os Caminhos de Fernando Pessoa

 




            Na visita de estudo à Casa de Fernando Pessoa, foi feito, também, o Roteiro Pessoano, que incluiu o Largo de S. Carlos, Teatro Nacional de S. Carlos, Largo do Carmo, A Brasileira (café) e o Martinho da Arcada (café / restaurante).

           Fernando António Nogueira Pessoa nasceu a 13 de junho de 1888, em Lisboa, no quarto andar esquerdo do número 4 do Largo de São Carlos. Os primeiros anos da sua vida são passados em Lisboa e resumidos a perdas, pois o seu pai e o seu irmão faleceram. 

            Após a sua chegada da África do Sul, o poeta morou em diversos apartamentos na zona de Lisboa, um deles localizado no Largo do Carmo. É nesta altura que se dedica à tradução de correspondência comercial, profissão que desempenha toda a sua vida.

                    Fernando Pessoa frequentava vários sítios públicos, entre eles “ A Brasileira “ e o “ Martinho da Arcada “, onde se sentava sozinho ou com os seus conhecidos da escrita e se inspirava para escrever os seus poemas e textos. Ambos os cafés homenagearam o poeta. A Brasileira tem uma estátua de Pessoa na sua entrada e o Martinho da Arcada tem uma mesa com o seu nome ( a mesa do canto que ele costumava utilizar ).

        É na sua última morada (Campo de Ourique) que se encontra a sua casa-museu, o ponto principal da visita de estudo. Reconstruída e remodelada, a Casa de Fernando Pessoa encontra-se aberta para se visitar e entrar no mundo Pessoano. É nesta casa que se podem ver alguns dos objetos que pertenceram ao poeta, bem como a sua enorme biblioteca, que contém livros sobre as mais diversas temáticas. Além dos seus pertences, é possível ver a disposição original da casa e um piso dedicado aos seus heterónimos principais, que acabaram por também morar nesta casa, com Fernando Pessoa e os seus parentes. 


Leonor G. Santos, Margarida Minga e Maria Pires, 12º C3

novembro de 2022


Sem comentários:

Enviar um comentário