domingo, 4 de dezembro de 2022

A BRASILEIRA DO CHIADO

 


            A Brasileira é o coração pulsante do Chiado, um tesouro literário, arquitetónico e artístico, que faz parte da história da cidade de Lisboa. 
            Entrar na Brasileira do Chiado é como fazer uma viagem no tempo, é um dos mais antigos e o mais emblemático café de Lisboa.
A imagem é um fotografia recente e retrata um café histórico de encontros e de tertúlia literária de muitos escritores, pintores, políticos e pensadores. Foi, também, frequentado pelo grupo do Orpheu, ao qual pertenceu Fernando Pessoa.
            A fotografia mostra uma fachada na qual se abrem três portas envidraçadas, encimadas por uma escultura em estuque envolvida por motivos vegetalistas, que representa uma figura masculina a beber café. Na esplanada do café, encontra-se a figura em bronze, da autoria de Lagoa Henriques, que representa o poeta Fernando Pessoa.
            A assiduidade de Fernando Pessoa, que fazia da Brasileira a sua casa e onde tanto gostava de se inspirar para mais um poema e de se deliciar com um "Bife à Café", motivou a inauguração, em 1988, por ocasião do centenário do nascimento do poeta, da sua estátua em bronze, uma das mais fotografadas de Lisboa.
            Na Brasileira, Fernando Pessoa continua a alargar as fronteiras da sua obra a partir do lugar onde criou tantos e tão marcantes, poemas. Orgulhosamente português, o poeta que, silenciosamente, ocupava a esplanada terá na Brasileira do Chiado, para sempre, o seu lugar cativo, como mais ninguém.
            Esta imagem representa o ponto mais interessante e bonito de se ver  ligado à obra de Fernando Pessoa e ao Roteiro da visita por Lisboa,  uma vez que é sempre mencionada a presença do poeta, sentado na esplanada deste café emblemático,  quando se faz o seu estudo, sendo também destacado  o facto de o autor ter escrito um poema ("Ó sino da minha aldeia") inspirado na igreja "BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DOS MÁRTIRES", localizada neste local do Chiado, mesmo em frente da Brasileira.


Aline Sabino N*2
Carolina Prata N*11
12ºC3, novembro de 2022




Sem comentários:

Enviar um comentário