quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

ROTEIRO PESSOANO E VISITA DE ESTUDO À CASA FERNANDO PESSOA

 




            No dia 27 de outubro, realizamos a visita de estudo à Casa Fernando Pessoa, completada com  um percurso pelos locais da cidade  de Lisboa mais frequentados pelo poeta. 
            O ponto de partida foi a estação de comboios do Cacém, onde apanhámos o comboio até à estação do Rossio para, a partir daí irmos conhecer um pouco mais acerca da vida de Pessoa.
        Já na estacão do Rossio, começámos uma caminhada até chegarmos ao Lago do Carmo, uma praceta cheia de árvores e com muitos prédios à sua volta, na qual nos foi mostrado o prédio onde Pessoa habitou num quarto alugado. Depois de observarmos este local, andámos mais um bocado pelas ruas do Chiado, até ao café "A BRASILEIRA",  onde conseguimos tirar fotos, de perto, junto a  uma pequena estátua do poeta. Enquanto tirávamos fotos, sentíamo-nos desconfortáveis pois tínhamos muitas pessoas a observarem-nos.
Após termos passado e conhecido alguns sítios onde o poeta costumava passar o seu tempo, seguimos para a Casa de Pessoa. Pelo caminho, vimos centenas de trotinetes, uma das atuais características de Lisboa.
        Quando chegámos à Casa de Pessoa, tivemos uma visita guiada pelos três pisos que a constituem. O 1º piso era o apartamento no qual Pessoa habitou. Nele estão pertences do poeta e fotos da sua família, que com ele morou nesta casa. O 2º piso é uma biblioteca, na qual estão muitos livros da coleção do poeta, que foram sendo preservados até hojeNo 3º e último piso, encontram-se explicados os heterónimos de Pessoa em vários documentos. Também existe uma sala de espelhos no 3º piso, logo após a explicação dos heterónimos.
Com esta visita, aproximámo-nos, um bocado, daquela que foi a realidade de Fernando Pessoa e entendemos mais sobre os seus heterónimos.

André Figueiredo
Nuno Gomes
12º C3, novembro de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário