quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Deambulação pela Lisboa de Pessoa

 





            No dia 27 de outubro, a turma do 12º C3 realizou uma visita de estudo à Casa Fernando Pessoa, em Campo de Ourique, completada com a realização de um Roteiro Pessoano. 
            Começámos a nossa visita de estudo com a chegada à estação do Rossio. Assim que chegámos, pudemos observar um enorme largo com uma linda calçada, extremamente detalhada, e algumas lojas e restaurantes que libertavam um apetitoso aroma no ar. De seguida, fizemos uma leve caminhada em direção à “Brasileira”, um dos
cafés mais antigos na zona do Chiado e, coincidentemente, o café predileto de Fernando Pessoa. Neste mesmo café, na esplanada, pudemos observar uma estátua com a figura do autor, feita de bronze e  com uma textura arredondada e lisa.
        Antes da chegada à casa de Fernando Pessoa, realizámos, ainda, uma breve paragem na margem do rio Tejo para descansarmos e sentirmos o cheiro que o rio nos oferecia, ouvindo, também, o barulho dos barcos e observando as pessoas que lá passavam. Após uma exaustiva caminhada, chegámos à casa do poeta, onde ele residiu por mais tempo. Entrando na casa, dirigimo-nos à sala de estar, onde foi possível observar algumas fotos do autor, tal como alguns dos seus pertences e objetos alusivos à vida de Pessoa. Antes da entrada na sala onde estavam muitos dos textos do poeta, pudemos encontrar uma réplica da cama onde ele dormia. De seguida, subimos ao piso referente aos heterónimos do autor, onde observámos a máquina de escrita utilizada pelo poeta e alguns quadros referentes à sua pessoa. De imediato, descemos ao segundo piso, onde pudemos encontrar muitos dos livros do autor, escritos em diversas línguas.
        Deslocamo-nos, ainda, a um shopping, onde almoçámos uma refeição apelativa ao nosso paladar.
        Por fim, voltámos à estação do Rossio, terminando, assim, a nossa visita.

André Alexandre, nº 6, e Luís Figueiredo, nº 19,12º C3
novembro de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário