quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Memórias de Fernando Pessoa

         


        A fotografia mostra um prédio de 4 andares, situado no Largo de São Carlos, mas este não é um prédio qualquer. Neste prédio nasceu Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da História da Literatura Portuguesa.
        No dia 13 de junho de 1888, em Lisboa, por volta das 15h20, no 4º andar do prédio ilustrado na foto, nasceu Fernando Pessoa. Trata-se de um prédio ilustre, situado no Largo de São Carlos, em frente ao belo teatro de São Carlos. Na fotografia, as cores mais presentes são o branco, o creme e algum azul. O branco é a cor do chão, presente na foto e nos detalhes do prédio, o creme é a cor da fachada do prédio e o azul é a cor das janelas. Na foto, conseguimos observar 39 janelas e apenas uma porta e, no canto inferior direito, conseguimos ver uma estátua castanha, de Fernando Pessoa, com um livro na cara, representando o que Pessoa mais gostava de fazer, ou seja, ler e escrever, e também todos os poemas e toda a história de Pessoa na Literatura Portuguesa. Esta estátua também está localizada exatamente à frente do prédio onde Fernando Pessoa nasceu. O prédio é relativamente normal, comparando com os outros prédios de Lisboa.
        O nascimento de Fernando Pessoa foi exatamente no feriado de Santo António (13 de junho), o que também levou ao seu segundo nome ser António, tal como o Santo.
        Segundo Álvaro de Campos, a casa onde nasceu Fernando Pessoa era uma casa sossegada junto ao rio, da qual dava para ver-se, da janela do seu quarto e da casa de jantar, o Rio Tejo. Segundo Pessoa,  recordar a vida neste prédio alegrava-o e entristecia-o, devido à nostalgia causada pelas memórias boas e más.
        Em suma, a fotografia mostra-nos o prédio onde Fernando Pessoa nasceu, um prédio “normal” e sossegado, em frente ao teatro de São Carlos e com vista para o rio Tejo, pintado de cores claras, que realçam a pureza.

Rodrigo Dias e Diogo Reis, 12º C3
novembro de 2022

Sem comentários:

Enviar um comentário