terça-feira, 22 de novembro de 2022

Uma Visita ao Passado






Por um dia nublado

Realiza-se um passeio animado

Acontece aquela visita pelo passado 

Descobrindo-se o grande Fernando Pessoa


Por um dia nublado

Inicia-se uma grande caminhada

Uma caminhada longa

Uma caminhada profunda


Pelo andar sincronizado

Por todas as etapas da história do passado

Pela estátua do próprio foi começado

E fui descendo


Por ruas estreitas passei

Da rua Nova do Almada me lembrei

São memórias que ainda hoje relembrei

Estava sincronizada, fascinada


E fui descendo

Onde tudo começou

Naquele quarto andar onde ele se encontrou


E fui descendo

Ouvia-se o rio, 

O seu cantar,

A água contava-me,

Que de Pessoa se lembrava


Um lindo longo caminhar

Ruas e ruelas observei

Tanta coisa contarei!


Olhei para cima e vi

Um prédio antigo conheci 

Um prédio cheio de história

Uma vida muito vivida

Repleta de contra-histórias


E subi,

Escadas intermináveis

De Pessoa eu vi

Aquele 3º andar

Todas as “Pessoas” de Pessoa eu li!


De Ricardo Reis a Alberto Caeiro,

Da nostalgia da infância ao negar do pensamento,

Uma base no fingir, vidas a descobrir,

Uma sala que me fazia fugir,

O famoso fugir do pensar...


E voltei a descer

Para um mundo eternizado

Por livros encadernados

Era ele, Fernando,

Aquele que tanto leu e escreveu


O 1º andar encontrei

Primeiro estranhei, e depois entranhei

Entendi, assim, que muito vivi

Muito aprendi, muito refleti.



Cláudia Teixeira, Nº5

Dara Ramos, Nº6

Inês Leitão, Nº15



Sem comentários:

Enviar um comentário