terça-feira, 30 de maio de 2017

Holding up the Universe





Carta de recomendação do livro Holding up the Universe


          O livro Holding up the Universe, também conhecido pela versão adaptada em português O Universo nos teus Olhos, despertou-me a atenção por múltiplas razões, uma delas o facto de ter sido redigido pela escritora Jennifer Niven, que considero uma das minhas escritoras favoritas. Após a minha leitura, este passou, também, sem dúvida alguma, a ser o meu livro preferido.
 Este livro despertou o meu lado voraz no que toca à sua leitura. Ele tem 418 páginas e consegui lê-lo em apenas dois dias. A história do livro relata a vida de uma rapariga de 16 anos, Libby Strout, e de um rapaz, Jack Masselin, de 17 anos. Estas duas personagens, no início, não se conhecem, e têm vidas completamente diferentes. Libby Strout, uma rapariga com excesso de peso, que, aos 11 anos, após a morte da sua mãe, começou a entrar em depressão e foi considerada a pessoa com o maior excesso de peso dos EUA, aos 16 anos, já mais recuperada, decide voltar a ter aulas numa escola pública, pois, durante a sua recuperação, teve aulas particulares em casa. 
Quando chega à sua escola nova, depara-se com um panorama completamente diferente daquele que esperava. Ela reencontra algumas das pessoas que fizeram parte do seu passado, mas, mais importante do que isso, depara-se com o drama que é andar no Ensino Secundário. Jack Masselin, um rapaz bonito, popular, com namorada, está de volta a mais um ano escolar e, enquanto toda a gente parece conhecer a sua vida perfeita, Jack tenta superar os obstáculos de uma doença muito rara, que o incapacita de viver uma vida normal, sendo que nem a própria família tem conhecimento da sua existência. Até que, um dia, a vida destas duas personagens se cruza por um mero acaso e é a partir daí que o rumo da história dá uma volta de 180º.
  Esta é uma história de amor entre duas pessoas que aprendem a ver o universo com outros olhos, sem preconceitos nem convenções, abordando vários temas como o bullying na adolescência, a depressão e problemas de autoestima. Aconselho este livro não só a adolescentes mas também a adultos, pois aborda muitos dos problemas que ocorrem nas escolas e na vida de um adolescente.
  A leitura deste livro põe-nos na pele destas personagens e faz-nos ver o quão cruel este mundo pode ser. Este livro também pode ser uma ajuda para quem esteja a passar por uma situação semelhante, pois mostra que, depois da tempestade, vem sempre o arco-íris, sendo, assim, um livro bastante cativante e que merece a sua leitura. 


Ana Branco, 11º A 1

Sem comentários:

Enviar um comentário