quinta-feira, 2 de junho de 2016

Leitura para preencher uma ausência

Cacém, 25 de maio de 2016 


  Querida mãe

             Como está a correr a viagem? Eu sei que já não falamos há algum tempo, mas eu só quero saber como estás e quando voltas. Como não estás comigo nem com o meu irmão, tenho um conselho para te dar: lê o livro “OS Maias“, de Eça de Queirós.
            O enredo de "Os Maias" passa-se em Lisboa e conta a história da família Maia. Decorre no ao de 1875, quando Afonso da Maia e o seu neto, Carlos, se instalam no Ramalhete (que é um lugar amaldiçoado e as suas paredes trazem sempre desgraça à família Maia!). Afonso da Maia teve apenas um filho, que foi Pedro da Maia, mas este suicidou-se porque a mulher (chamada Maria Monforte) o abandonou, tendo fugido com um italiano (não vais gostar nada desta leviana e mãe desnaturada). Maria Monforte levara a sua filha com ela, mas deixou o seu filho Carlos com o marido. Após o suicídio de Pedro, Carlos ficou entregue aos cuidados de seu pai Afonso. Carlos foi criado por Afonso segundo uma educação à inglesa, tendo acabado, depois, por se formar em medicina. Quando foi habitar o Ramalhete, abriu um consultório, mas este não teve sucesso, pois a alta sociedade lisboeta não o levava a sério por ele ser muito rico. Carlos teve muitos amigos: João da Ega, Alencar, Dâmaso Salcede, Palma Cavalão, Eusebiozinho, o maestro Cruges, entre outros. Além disso, também teve várias aventuras amorosas, entre as quais se destacou o romance com a Condessa de Gouvarinho, que depois abandonou, porque se ter apaixonado por Maria Eduarda, uma presumível brasileira que ele viu à porta do Hotel Central. Infelizmente, também esta ligação acabou por se romper, quando eles descobriram que eram irmãos, o que contribuiu para a morte do avô Afonso, causada por tanto desgosto. No final, Carlos e o seu amigo, João da Ega, viajaram pelo mundo e Carlos ficou fora de Portugal por dez anos.
            Ai,  mãezinha tu vais gostar tanto desta história, principalmente a partir do capítulo dez, onde tudo se torna mais emocionante. Apesar de estares longe, espero que te estejas a divertir e que, na leitura, te lembres de mim, a tua querida filha.
             
Com muito amor, tua filha


Katiana Vicente, 11º E1













Sem comentários:

Enviar um comentário