quinta-feira, 2 de junho de 2016

A Busca de uma Ilha Desconhecida



            O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, é uma narrativa muito importante sobre a necessidade humana de realização dos sonhos e desejos, mesmo quando essa realização parece difícil, mostrando-se que nunca se deve perder a esperança. A mensagem do livro é transmitida através de expressivas metáforas que reproduzem as ideias e reflexões apresentadas e também são escolhidos bons exemplos para ilustrar essas reflexões.
No conto, as personagens utilizadas não têm nome, apenas se refere o nome das suas profissões ou lugar que ocupam na sociedade, como a senhora da limpeza e o homem que vai pedir um barco ao rei (personagens principais), os marinheiros, os criados que realizam as várias funções no palácio e o próprio rei. O facto de as personagens não terem nome significa que a sua importância resulta dos valores que elas simbolizam. O homem quer encontrar uma ilha desconhecida, no entanto é avisado que estas ilhas já não existem, pois todas já foram descobertas pelos geógrafos do rei. Ele insiste, “ porque é impossível que não exista uma ilha desconhecida “. Assim, a senhora da limpeza, por impulso e por ver na atitude do homem um ato de coragem, decide ir até ao barco. E as duas personagens, ainda desconhecidas uma para a outra, partem à aventura.
A ilha desconhecida é representada de diversas formas, como o encontro entre a mulher da limpeza e o homem, o desejo do homem em ter um barco para realizar a sua viagem e até a própria viagem. Desta forma, o narrador descreve a necessidade de alcançar aquilo que ainda não se tem, mas que, a partir de sonhos, pode estimular ações humanas. Essa esperança é personificada na mulher da limpeza, que decidiu sair do seu lugar de conforto, ou seja, o palácio onde trabalhava, para fazer parte da tripulação.
Assim, o desejo do homem de realização da busca da ilha desconhecida representa a viagem permanente da vida, em busca de nós mesmos. Frases como "Todo o homem é uma ilha" e "Quem não sai de si nunca chega a saber quem é " ilustram a importância da viagem da vida que cada um precisa de realizar, em busca do conhecimento de si mesmo.

Raquel Oliveira, 11º C1









Sem comentários:

Enviar um comentário