quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

ALUNOS DO PLNM


  



      Os alunos de PLNM do Agrupamento de Escolas Aqua Alba têm neste blogue um espaço para comunicar as suas mensagens, mostrando a sua evolução no conhecimento da Língua Portuguesa.


Somos alunos da disciplina de Português Língua não Materna,
vindos de diferentes partes da terra
(Angola, Cabo Verde, Guiné, Bangladesh, Índia, Paquistão, Ucrânia),
mas aprendemos, com um filósofo grego,
uma grande lição de humanidade
e carregada de um saber profundo:
"Não sou ateniense, nem grego,
mas, sim, um cidadão do mundo."
Por isso, nesta Quadra de Natal
do Ano de dois mil e vinte e quatro,
demonstramos a nossa amizade,
transmitindo uma mensagem de união,
à qual queremos dar realização!
Para isso, pedimos a todos os povos
que pratiquem a solidariedade,
desfazendo fronteiras
para que a lei da paz vigore na terra inteira.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AQUA ALBA
Alunos de Português Língua não Materna, turmas 9º D, 9º E e 11º C1

Carta o Pai Natal


Agualva, 03 de dezembro de 2024




Querido Pai Natal!

        Desejo que te encontres bem de saúde, nesta época do ano em que estás tão ocupado, com a quantidade de pedidos que precisas de satisfazer.
        Peço-te desculpa por também eu estar a sobrecarregar-te com as minhas solicitações, mas espero que não deixes de as atender. Para este Natal, peço-te que toda a gente tenha presentes, motivos de alegria e emoções positivas.
     O que mais me faz feliz este Natal é estar com a minha família, incluindo o meu pai, que não festejava connosco há alguns anos. Este ano vou poder ir ver a iluminação no Rossio, que é sempre muito bonita. 
    Se não for pedir muito, eu desejo, verdadeiramente, ter muitos presentes não apenas para mim, mas também para todas as crianças, sobretudo as que mais necessitam. 
        Que haja uma festa maravilhosa em todo o mundo, com muita alegria.
        Querido Pai Natal, espero que me concedas estes meus desejos e que tenhas uma Quadra feliz. 

Mayara Semedo, 9º D

CARTA AO PAI NATAL

 

Querido Pai Natal!

 

        Espero que estejas bem e que os teus preparativos para o Natal estejam a correr maravilhosamente. Imagino que o Pólo Norte esteja cheio de magia nesta época do ano, com os duendes a trabalhar duro e as renas a prepararem-se para a grande noite.

        Este ano, tenho tentado ser uma boa pessoa. Ajudei em casa, partilhei com os meus amigos e fiz o meu melhor para ser gentil com todos à minha volta. Sei que, às vezes, posso melhorar, mas prometo continuar a esforçar-me.
        Se não for pedir muito, gostaria de te pedir alguns presentes. O que eu mais queria este ano são uns ténis marca Bora Piano e roupas marca Zegna. Também queria que todas as pessoas tivessem um Natal cheio de alegria, amor e esperança.
        Se não puderes trazer tudo o que te pedi, não faz mal. Só o saber que estás a espalhar felicidade pelo mundo já me deixa feliz.




Sténio Miranda Catraio e Uriel  Paulo Ribeir, 9º E

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

MENSAGEM AO PAI NATAL

     



        Os momentos de felicidade mais pura podem ser, também, os mais simples: a família unida, os risos que tomam conta da casa, o entusiasmo no rosto das crianças, o carinho que transborda em todos os corações.
    Como é bom estarmos reunidos para celebrar mais um ano desta data  que é sinónimo de harmonia e esperança!

 

       Boas festas! Amo muito todos vocês!

 

Feliz Natal

 

Idrissa Seide, 9º E

CARTA AO PAI NATAL


 


Agualva, 05 de dezembro de 2024

 

Meu querido pai natal!

 

Desejo que estejas bem de saúde, nesta época do ano em que tens tanto para fazer, com todos os pedidos a que precisas de atender.

Peço desculpa por também eu vir sobrecarregar-te com as minhas solicitações, mas não posso deixar de te falar nelas, pois considero-as justas.
Faça-me um favor, preste atenção aos problemas do mundo e à indiferença das pessoas em relação a eles.
Alguns países do mundo não conseguem festejar o natal por causa das guerras, fome e falta de liberdade , mas os indivíduos influentes e ricos não estão interessados em resolver essas questões. Hoje em dia, as pessoas colocam o valor do dinheiro no centro de tudo, mas, ao mesmo tempo, embora tendo um grande poder, a maioria nada faz para melhorar o mundo.
E, se tu me apoiares no estudo, eu vou conseguir trabalhar com um bom salário e ajudar os outros, fazendo com que as pessoas sejam solidárias entre elas.

Obrigada por leres o meu texto.

David Sokolenko, 11º C1

CARTA AO PAI NATAL


 

Para o querido pai natal!

                                     Agualva, Cacém, 05 de dezembro de 2024

Ho, ho, ho, ho…

 

Olá, querido pai natal!

 

    Estamos perto de comemorar a tua festa, por isso espero que te encontres bem de saúde, nesta época festiva em que tens muito que fazer, com todos os pedidos que precisas de atender e os desejo que tens de realizar. Não queria incomodar-te, pois sei que estás atarefado. 

    O meu interesse em escrever-te justifica-se porque a festa natalícia é uma festa de família, mas  bastantefamílias devastadas e em crise no mundo, por isso quero pedir a tua intervenção para me apoiares a reconstruir os lares, já que o Natal é uma festa da união.
    Espero contar com o teu apoio.

 


Leonaldo da Silva, 11º C1

CARTA AO PAI NATAL

 

Agualva, 05 de dezembro de 2024

 

Querido pai natal!

Desejo que te encontres bem de saúde, nesta época do ano em que tens tanto para fazer, com todos os pedidos a que precisas de atender.

Peço desculpa por também eu vir sobrecarregar-te com as minhas solicitações, mas não posso deixar de te falar nelas, pois considero-as justas.
Gostaria de obter alguns livros para ler no meu tempo livre, o que aumentaria os meus conhecimentos. Como me tenho portado muito bem este ano, também quero um computador portátil, pois tenho estado à espera deste presente o ano inteiro.
Espero que se lembrem dos meus presentes. Desejo-vos, a vós e à vossa equipa, um feliz natal.






Abrish Sajjad, 11º C1

 

CARTA AO PAI NATAL



 

Agualva, 05 de dezembro de 2024

 

Querido pai natal!

 

    Espero que estejas bem de saúde, nesta época do ano em que tens tanto para fazer. 

    Mesmo com todos os pedidos que te são dirigidos, acredito que me vais atender, pois sei que a carta de uma criança é muito importante para ti. Ao receberes cada uma das cartas, imagino que o teu coração se enche de alegria, pois nós somos as melhores companhias.
    Venho como voz do mundo pedir que, desta vez, não mandes só presentes temporários, mas, sim, algo que mexa com a nossa emoção e nos faça refletir nas questões essenciais da vida.
Não sei se o senhor sabe, mas as guerras estão cada vez piores em diversos países, há diversas necessidades no mundo, como as que resultam da fome, da seca, das fortes chuvas nalguns pontos do globo, nos quais as casas estão a ser destruídas. É uma situação lamentável  Estou a escrever com o intuito de te pedir um mundo melhor. 
Obrigada por tirares um pouco do teu precioso tempo para leres e analisares o meu pedido. Desejo-te, desde já, um feliz natal para ti e toda a tua equipa.

Continuação de uma boa tarde.

 


Cadija da Costa Alegre, 11º C1

Carta ao Pai Natal


 

Querido pai natal!

 

Desejo que estejas bem de saúde, nesta época do ano em que tens tantos afazeres, com todos os pedidos a que tens que responder.
Peço desculpa por também eu vir sobrecarregar-te com as minhas solicitações, mas não posso deixar de te falar nelas, pois considero-as justas.
Este ano, no natal, o meu maior desejo é que haja paz e amor no mundo. Desejo que todas as pessoas tenham um teto sobre as suas cabeças, comida para saciar a fome e amor para aquecer os seus corações.
Peço, também, que continues a proteger as crianças, dando-lhes a oportunidade de crescerem felizes e saudáveis, rodeadas de carinho e educação.
Não te esqueças dos animais, que também merecem o nosso cuidado e respeito. Que possamos aprender a partilhar este planeta com todas as criaturas que nele habitam.
Por fim, agradeço-te por tudo o que fazes, por trazeres a magia do natal a tantos lares. Que o teu espírito de generosidade e solidariedade continue a inspirar-nos durante todo o ano.

 

Harmam Singh e Sharanpreet  Multan, 9º E, e M.D Rahman,  11º C1